Gerson Ferreira

Como o Branding contribui para a reputação da Marca Corporativa

Publicado em 28 de abril de 2015 por Gerson Ferreira

Categorias : Estratégia

REPUTAÇÃO

A reputação da Marca Corporativa depende do alinhamento da Visão Estratégica com a Cultura Organizacional e com a Imagem formada pelas percepções e expectativas dos públicos de interesse.

A Bronze Branding desenvolve esse alinhamento por meio de um programa de trabalho composto por três etapas:

Etapa 1 – Investigação e Análise: nesta fase o foco é entender o que a empresa pretende construir para seu futuro e realizar um diagnóstico dos principais traços culturais da organização, da identificação do principal motivo da sua existência e da análise de como seus concorrentes se apresentam e definem sua respectiva identidade de marca. Nesta fase também é analisado o quanto os valores e a missão da organização estão de fato sendo levados para a prática pelo público interno, bem como o nível de engajamento deste público com os desafios operacionais e estratégicos. Quanto ao público externo, nesta fase é realizado um mapeamento das percepções que formam a imagem da marca e de como eles definem valor nas relações de negócio com a empresa.

Etapa 2 – Definindo Valor: com os insumos da Etapa 1 serão identificados e organizados na Matriz de Identidade da Marca os elementos que sustentam a Identidade Corporativa. Esta ferramenta possibilita uma compreensão clara da marca e o alinhamento da gestão da comunicação em todos seus pontos de contato. A Matriz de Identidade da Marca é composta dos seguintes elementos:

post
Relação Valor/Mercado: Definição das áreas de produto e serviço onde a empresa atua e alternativas que fazem sentido do ponto de vista dos públicos de interesse, bem como o valor relativo que a organização é ou será capaz de oferecer para estas áreas.
Atributos de Acesso: Alinhamento dos atributos sem os quais a organização não tem acesso ao mercado. Estes atributos são necessários para a empresa ser considerada uma competidora.
Atributos de Diferenciação e Relevância: Definição dos benefícios que diferenciam a marca dos concorrentes e ao mesmo tempo são relevantes para os públicos de interesse. Estes atributos ajudam a fundamentar a proposta de valor da marca.
Garantias de Entrega: Definição das evidências reais que podem ser oferecidas para que as pessoas acreditem nos benefícios de diferenciação que sustentam a essência da marca.
Auto Expressão: Atributos que expressam o comportamento empresarial da marca.
Essência: Definição da oferta central da marca que identifica sua essência e tem potencial para gerar uma identidade diferenciada e relevante para os públicos de interesse

 

Etapa 3 – Consolidando Valor: após ter identificado as oportunidades e as forças restritivas para o alinhamento entre Visão, Cultura e Imagem na Etapa 1 e o desenvolvimento da Matriz de Identidade da Marca na Etapa 2, é o momento de definir o que a organização empreende ou não no sentido de trazer para a prática as definições estratégicas por meio de Planos de Ação como instrumentos para quebrar padrões tradicionais, questionar métodos de trabalho, reavaliar recursos e provocar transformações.

Outros artigos interessantes:

FAÇA SEU COMENTÁRIO